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Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2025 - PDP/2025

Escrito por AMONNAT NATANAEL DE JESUS MIRANDA | Criado: Quinta, 08 de Agosto de 2024, 17h10 | Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2024, 17h10 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2024, 13h57

Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2025 - PDP/2025

 

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas tem como objetivo promover o desenvolvimento dos servidores nas competências necessárias à consecução da excelência e da melhoria da qualidade dos serviços ofertados à sociedade.

O PDP é um instrumento que permite planejar e orientar a execução da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991/2019, que regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990.

O Plano deverá alinhar as necessidades de desenvolvimento com a estratégia do órgão/entidade e estabelecer objetivos e metas institucionais como referência para o planejamento das ações de desenvolvimento. Além disso, o PDP deverá atender às necessidades administrativas operacionais, táticas e estratégicas, vigentes e futuras, além de nortear o planejamento das ações de desenvolvimento de acordo com os princípios da economicidade e da eficiência.

 

FLUXO GERAL DA ELABORAÇÃO DO PDP/2025

Clique aqui para consultar

  

CADASTRANDO E ACESSANDO O PORTAL SIPEC POR PERFIS

Para acessar ao PDP do órgão ou entidade é necessário que o servidor se cadastre no Portal SIPEC e, em seguida, que o Representante da Unidade de Gestão de Pessoas vincule ao perfil correspondente ao papel que este servidor cumprirá na elaboração do PDP do órgão ou entidade.

Há diferentes papéis (perfis) e níveis de acesso ao Portal SIPEC:

- Usuário PDP (Representante de equipe)

- Chefia

- Representante Operacional (UGP) e Representante Gerencial (UGP)

- Aprovador PDP (Autoridade Máxima ou Autoridade Delegada)

 Acesso

Para acessar o Portal SIPEC e elaborar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP, os usuários já cadastrados devem acessar o Sistema no seguinte link: https://portalsipec.servidor.gov.br/ e seguir o passo a passo constante no item "4.4 Acesso ao Sistema - Todos os perfis" do Guia.

Perfil Usuário PDP - Servidor representante de equipe

- Para iniciar a inclusão de uma nova necessidade de desenvolvimento, o Usuário PDP deve seguir o passo a passo constante no Guia (Folhas 51-53).

Perfil Chefia Imediata

- Para validar as necessidades de desenvolvimento da equipe a chefia deve seguir o passo a passo constante no Guia (Folhas 53-56).

Definição dos Perfis

- Em regra deve possuir o perfil de Chefia o servidor que possui CD ou FG (Coordenador, Gerente, Diretor, Pró-Reitor, entre outros).

CRONOGRAMA PARA A ELABORAÇÃO DO PDP 2025

 

ETAPA

Atividade

RESPONSÁVEL

DATA / PERÍODO

OBSERVAÇÃO

1

Live de apresentação das características gerais para a elaboração do PDP 2025

PROGEP

09/08/2024 (14 horas)

Link da gravação da reunião: Reunião para tratar da elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2025 - PDP_2025-20240809_140635-Gravação de Reunião.mp4

2

Reunir e discutir coletivamente sobre as necessidades da(s) equipe(s) e dos membros da(s) equipe(s) de trabalho e preencher o formulário de Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento - LND

Chefia e Equipe de cada unidade

12 a 16/08/2024

Após a reunião a Chefia da unidade ou algum outro servidor escolhido pela equipe deverá preencher o formulário LND indicando às 5 (cinco) principais necessidades de capacitação da unidade

3

Indicação dos servidores Representantes das unidades (Usuários do PDP) e das Chefias (Responsáveis pelas Homologações)

Diretores Gerais, Pró-Reitores, Diretores Sistêmicos

12 a 16/08/2024

Deverá ser indicado no mínimo dois servidores para o perfil de Representante da unidade (Usuário do PDP) e no mínimo dois servidores para o perfil de Chefia (Responsável pela Homologação) podendo ser o titular da unidade e o substituto ou outros servidores ocupantes de Cargos de Direção: lista dos servidores indicados

4

Atualização cadastral dos servidores Representantes das unidades (Usuários do PDP) e das Chefias (Responsáveis pelas Homologações) no Portal SIPEC

PROGEP

19 a 21/08/2024

Para tanto é necessário que o servidor já esteja cadastrado no Portal SIPEC, conforme orientações constantes no guia.

5

Envio da Planilha com o Resultado do Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento - LND ao Campus/Pró-Reitoria/Diretoria para apreciação

PROGEP

22/08/2025

Planilha com o Resultado do Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento - LND

6

Reunião com os representantes das unidades (Usuários do PDP)

PROGEP

21/08/2024 (11:00 às 12:00)

Link da gravação da reunião: Reunião com os representantes das unidades (Usuários do PDP)-20240821_110504-Gravação de Reunião 1.mp4

7

Análise e aglutinação das necessidades de desenvolvimento

Representantes das unidades e Chefia indicados na Etapa 3

22 a 26/08/2024

Deverá ser verificado se as necessidades de desenvolvimento cadastradas atendem os objetivos do PDP e se existem necessidades de desenvolvimento semelhantes que possam ser aglutinadas

8

Inserção das necessidades de desenvolvimento no Portal SIPEC

Representantes das unidades (Usuários do PDP)

27/08 a 03/09/2024

Já com a planilha LND consolidada os servidores Representantes das unidades vão inserir as necessidades de desenvolvimento no Portal SIPEC, conforme orientações constantes no guia.

9

Reunião com as Chefias Imediatas

PROGEP

05/09/2024 (10 às 11 horas)

Link da gravação da reunião: PDP - 2025 - Reunião com as Chefias Imediatas-20240905_100744-Gravação de Reunião.mp4

10

Homologação das Necessidades de Desenvolvimento no Portal SIPEC

Chefia indicada na etapa 3

05 a 12/09/2024

 Já com as necessidades de desenvolvimento cadastradas no Portal SIPEC, os servidores com o perfil de Chefia vão proceder com a validação das necessidades no sistema, conforme orientações constantes no guia.

11

Análise, priorização e detalhamento de soluções para as Necessidades de Desenvolvimento cadastradas no Portal SIPEC

PROGEP

13 a 25/09/2024

 

12

Envio do PDP 2025 ao Órgão Central do SIPEC

Gabinete da Reitoria

26 a 30/09/2024

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS

- Para a concessão de Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Treinamento Regularmente Instituído, Afastamento para Estudo no Exterior, Licença para Capacitação e entre outros a ação de desenvolvimento deverá estar cadastrada no Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP vigente do IFS.

OUTRAS INFORMAÇÕES, DOCUMENTOS E ASSUNTOS RELACIONADOS

Guia Completo para a Elaboração do PDP/2025;

Formulário para o Levantamento das Necessidade de Desenvolvimento - LND/2025;

Link para redefinição da senha de acesso ao SIGAC;

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

- Dúvidas e informações relacionadas: Encaminhar e-mail para a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas – CDP (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou ligue para (79) 3711-1425.

 

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